As 7 dicas para fazer uma festa em seu condomínio!

By Macodesc | Inicial | Postado às 15:02
Bom senso e conhecimento das regras impedem que a diversão acabe em desgosto: confira algumas sugestões para garantir a convivência harmoniosa com seus vizinhos

Imagem: http://vilamulher.terra.com.br/balada-feita-so-por-mulheres-5-1-37-443.html

 

Ao fazer uma festa em seu apartamento, é importante observar as regras do condomínio e sempre ter em mente o bom senso. Excessos acontecem, contudo, tente evitá-los ou minimizá-los. Afinal, você e seus vizinhos convivem no mesmo espaço coletivo, e um mal-estar ou atrito só vai causar desgostos, brigas e pode chegar até mesmo a provocar incomodações legais. Confira a seguir algumas dicas para que sua comemoração não acabe em desgosto.

1. Local - Se for no seu apartamento é importante controlar a quantidade de convidados. O tamanho de seu apartamento comporta de forma confortável o número de pessoas que você pretende convidar? Se a resposta for negativa ou duvidosa, não hesite em utilizar o salão de festas. Em alguns condomínios, é preciso entregar a lista de convidados para o zelador ou porteiro antecipadamente.

2. Limites de convívio - Fique atento também ao nível de barulho para que não incomode aqueles que não participam da celebração. Além do volume da conversa e da música, cuide para não atrapalhar a passagem de pessoas e carros. Observe também se os convidados não ocuparam vagas indevidas na garagem.

3. Precaução de excessos - Sempre que possível, utilize o salão de festas do condomínio. Além de possuir um horário mais flexível para comemorações, especialmente nos fins de semana, o local é o mais adequado porque tem mais espaço, o que ajuda a conter o excesso de barulho. Mas atenção: os convidados devem permanecer restritos à área da festa, sem invadir espaços comuns do prédio.

4. Regule o entusiasmo - Caso opte por fazer a festa em seu apartamento, cuide para que os convidados não se excedam nas sacadas e varandas, em conversas em voz alta, risadas ou barulho de copos ou cascos de garrafas. Se isso acontecer, seja educado mas firme: diga aos amigos até onde eles podem ir ou, se eles estiverem em um estado de franco exagero, tente levá-los para outro aposento no interior do apartamento.

5. Atenção à limpeza - Após a festa, assegure-se de que o salão de festas fique limpo. Alguns condomínios têm regras que aplicam multas aos moradores que são negligentes quanto às condições em que entregam esse espaço comum, após utilizá-lo. Verifique também se elevadores e outros locais não foram poluídos pelos festejos. Caso algum dano seja verificado, você será responsabilizado.

6. Conserve boas relações - Se algum vizinho vier reclamar do barulho, use o bom senso, seja educado e consciencioso. Ouça suas queixas e explique, da melhor forma possível, o que pode fazer para minimizar a situação e controlar os ruídos. Procure não entrar em conflito. Lembre-se de que vocês convivem no mesmo espaço coletivo e que nunca se sabe quando se pode precisar do vizinho.

7. Mantenha a harmonia - O sorriso abre portas e desarma a irritação. Ao atender uma reclamação de seu vizinho, seja paciente, ouça as queixas até o final, tente achar uma solução para o problema e sorria. Optar pelo conflito abre espaço à incomodação permanente.

 

 

Reportagem retirada de:

http://revista.penseimoveis.com.br/especial/rs/editorial-imoveis/19,480,3452039,As-7-dicas-para-fazer-uma-festa-em-seu-condominio.html apud Código Civil (Lei n° 10.406 de 2002); Espaço Imóvel, Secovi/RS-Agademi

Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade