Louvre: a riqueza histórica de um castelo que virou museu

By Macodesc | MACODESC SÉRIES | Postado às 17:00

Uma fortaleza construída para proteger Paris, o Museu do Louvre guarda e faz parte da história mundial. Criado pelo rei Filipe Augusto, serviu de recinto nas batalhas disputadas no século XIII. Anos mais tarde, Carlos V fez obras no Louvre para torná-lo um castelo. A antiga fortaleza se tornou um lugar aconchegante, que guardava grandes salões e bibliotecas. Infelizmente, devido às guerras, os proprietários acabaram saindo de Paris e deixando o Louvre para trás. Enquanto a nobreza se instalava em Versalhes, intelectuais, artistas e poetas habitaram o castelo e apresentaram um projeto de museu ao rei Luís XVI. Na Revolução Francesa, a grande galeria foi aberta ao público. As obras foram chegando aos poucos, e doações também fizeram com que o Louvre aumentasse seu arquivo histórico. Em 1981, a reorganização do museu foi feita pelo arquiteto Ieoh Ming Pei. Foi ele que construiu as pirâmides e a extensão da entrada principal com o Carrossel do Louvre. A partir dessa reconstrução, o Louvre foi aberto ao público e recebe atualmente milhares de turistas todos os dias.

O museu é hoje o local que guarda a maior quantidade de obras e esculturas do mundo. É também o refúgio de peças famosíssimas, que carregam um grande valor histórico da humanidade. Entre as obras, podemos destacar Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, Vênus de Milo, de Alexandre de Antioquia, A Liberdade Guiando o Povo, de Eugéne Delacroix, A Grande Esfinge, uma das obras mais conhecidas da história do antigo Egito e A Vitória de Samotrácia. São mais de 35 mil peças, que incluem esculturas, pinturas e jóias, sem contar as mais de 300 mil que estão no acervo. O Louvre é o museu mais visitado do mundo. Se o visitante ficar 30 segundos em cada peça do museu, levará anos para completar todo o trajeto do Louvre. No local, existem visitas guiadas, e é possível utilizar também o Nintendo 3DS™ XL, um guia de áudio que conta com informativos de curadores e palestrantes. Algumas medidas de segurança foram tomadas após os atentados em Paris e atualmente não é permitido levar bagagens que excedam 55 x 35 x 20 cm. O ingresso custa cerca de R$ 63,00 por pessoa.

Horário de atendimento do Louvre:

Segunda, quinta, sábado e domingo: das 9h às 18h

Quarta e sexta: das 9h às 21h45

O Museu do Louvre é fechado às terças-feiras.


O Museu do Louvre - https://goo.gl/Kv4cYU


Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade