Novo sistema da Caixa vai oferecer crédito imobiliário em 16 horas

By Macodesc | Initial | Posted at 08:49
Os mutuários receberão em tempo real informações sobre o andamento da documentação do financiamento

 

O financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal finalmente vai entrar na era da internet. Até meados do próximo ano, segundo prevê a superintendência regional do banco, compradores da casa própria encaminharão toda a documentação pelo computador. Há ainda a promessa de liberar o crédito mais rápido em 16 horas úteis ou quatro dias do expediente bancário, frente à média atual de 60 dias. Segundo o superintendente regional da Caixa, José Paulo Gomes de Amorim, o banco realizará o projeto piloto do novo programa já no começo do próximo ano. Ele afirma que o comprador escaneará toda a documentação, que será encaminhada ao correspondente bancário pela internet. Este último montará o pedido de financiamento que seguirá para uma processadora de crédito imobiliário que avaliará todos os dados.

Os mutuários receberão em tempo real informações sobre o andamento da documentação do financiamento, cujo acesso poderá ser feito não só pelo computador, como pelo celular, podendo usar esse canal para complementar pedidos de dados ou documentos. A outra vantagem, por se tratar de um serviço pela internet, será o acesso ao financiamento imobiliário 24 horas por dia, inclusive finais de semana.

A digitalização dos procedimentos em tempo real faz parte do programa Processo Zero Papel lançado pelo banco. Nova empresa Essa processadora será uma nova empresa controlada pela IBM, Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e Caixa Participações (Caixapar), braço de investimentos da Caixa. Amorim conta que não haverá custos para o mutuário, pois a economia do banco com o fim do atendimento físico, sem uso de funcionários da instituição, compensará as despesas com a processadora. Enquanto a documentação transita na processadora, atividades que não podem ser dispensadas pelo atendimento digital, como a avaliação do imóvel por um engenheiro, correrão paralelamente.

Fonte: Sinduscon Florianópolis
Data Publicação: 04.01.2013

Categories

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Developed by DBlinks