​O futurismo da arquitetura contemporânea

By Macodesc | MACODESC SÉRIES | Postado às 09:35

Minimalismo e atualidade definem a arquitetura contemporânea. Com forte inspiração em peças geométricas, esse estilo foi produzido nos anos 90, na era pós-modernidade. O conceito firma-se em uma reinterpretação da arquitetura passada, buscando simplicidade em formas diversas. Esse estilo não tem uma linguagem única, podendo ser explorado a criação de arquiteturas inéditas. A modernidade é um ponto alto, transformando grandes edificações no formato horizontal, trabalhando com quadrados, cilindros e retângulos.

A sustentabilidade é um ponto alto das arquiteturas, formando novos experimentos que garantem resultados mais eficientes. Materiais não tóxicos, naturais e recicláveis são utilizados para compor os elementos arquitetônicos.

O formato irregular, pisos abertos e janelas em grandes dimensões são componentes marcantes desse estilo. O que está em alta nesse estilo também são as hortas verticais, que agora tomam o exterior de prédios em grandes capitais. A mistura de várias tendências na arquitetura contemporânea é chamada de pluralismo, isso é, uma forma em que se pode transmitir um sentido através das formas construídas.

Um dos nomes mais importantes dessa arquitetura foi Oscar Niemayer, que transformou prédios importantes em formas que ganharam vida. Ele provou que não é preciso se limitar a linhas retas para construir uma edificação contemporânea. Esse estilo de arquitetura é hoje uma das mais importantes da história, pois acompanha a evolução não só da construção, como também da vida cotidiana.

Heydar Aliyev Cultural Centre, Azerbaijão https://goo.gl/ntWzgp

Expresso Tiradentes, São Paulo https://goo.gl/oHjc33


Museu de Arte Contemporânea, Rio de Janeiro https://goo.gl/75bfb4

Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade