Patrimônio histórico | Prédios tombados em Itajaí

By Macodesc | Geral | Postado às 09:00

Passando pelas ruas de Itajaí é possível encontrar muitas estruturas que contam a história da cidade. Ao total são 19 bens tombados que continuam preservados em meio aos tantos novos empreendimentos que surgem na cidade. São museus e prédios abertos à visitação gratuita do público.

Um dos principais monumentos históricos de Itajaí, localizado no coração da cidade – na Rua Hercílio Luz, é o Palácio Marcos Konder, onde hoje está o Museu Histórico. O prédio foi inaugurado em 1925 e em 1982 passou a abrigar o Museu, com mais de 10 mil peças (entre fotos, vídeos, objetos e utensílios) sobre a formação política e econômica da cidade. Um dos destaques é o escritório do poeta Marcos Konder Reis.

Instalado na antiga Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, no Bairro Itaipava, há o Museu Etno-Arqueológico. Inaugurada em 2010, a unidade foi criada para proteger e divulgar a cultura dos antigos moradores das áreas rurais de Itajaí e região. Além do Museu, o local conta com um laboratório de arqueologia com acervo e equipamentos para estudo, espaços de reserva técnica, área de atividades para educação patrimonial e exposições.

O principal cartão postal de Itajaí, a Igreja Santíssima Sacramento, mais conhecida como Igreja Matriz, também é um patrimônio tombado. Inaugurada em 1955, foram utilizados 700 mil tijolos, artisticamente organizados numa área de 30m de largura por 60m de comprimento.

Itajaí conta ainda com o Centro de Documentação e Memória Histórica, na Casa Lins. Construído entre 1910 e 1912, o local fica no Centro da cidade e abriga o Arquivo Público com mais de 300 mil itens. Estão disponíveis para consulta livros, jornais, fotos, documentos do Governo Municipal e do Fórum, além de coleções e dossiês.

Lista completa

Atualmente Itajaí conta com 19 bens tombados pelo Patrimônio Histórico Municipal: Casa Malburg (onde funciona a Receita Federal), Casa Burghardt, Casa Konder, Mercado Público, Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, Fábrica Renaux (atual Biblioteca Pública Municipal), Casa Lins (Arquivo Público), Grupo Escolar Victor Meirelles (Casa da Cultura Dide Brandão), Estação Ferroviária Engenheiro Vereza (Museu Etno-Arqueológico), Hotel Rota do Mar, Casa Almeida e Voigt, Palácio Marcos Konder (Museu Histórico), Capela Santa Terezinha (Cabeçudas), Sociedade Sebastião Lucas, Igreja da Imaculada Conceição, Antiga Fiscalização dos Portos, Casa Bauer, Figueira do Colégio São José e Palmeiras da Rua José Gall.

Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade