​Ecletismo, uma nova linguagem arquitetônica

By Macodesc | MACODESC SÉRIES | Postado às 15:10

Uma mistura de expressões, o ecletismo veio como uma referência de diversos estilos que fizeram a história da arquitetura. Durante o século XIX, elementos clássicos, medievais, renascentistas e barrocos formaram uma ampla combinação de referências que foram utilizadas por toda Europa.

O ecletismo também foi o responsável pela era “neo” na arquitetura. Firmou estilos como o neogótico, neorromânico, neorrenascença, neobarroco e o neoclássico. A tendência surgiu de um embate de culturas e conflito de ideias, que resultaram em obras gigantescas, com detalhes das mais variadas formas.

Firmou-se como sendo um estilo em que influências distintas eram buscadas e moldadas no mesmo edifício. A referência também teve outras variações nominais, como o Proto-ecletismo, em que os estilos eram desviados para o neoclássico, o Alto-ecletismo, um estilo mais romantizado, e o Tardo-ecletismo, uma nova tendência eclética, como o Art Nouveau.

Em questões estilísticas, se reconhece o ecletismo pela junção de tradições ocidentais com arquiteturas exóticas, como obras indianas, chinesas e japonesas. Por muito tempo foi considerado um estilo muito popular, pelo fato de agradar os clientes. Isso também acabou afastando alguns profissionais de realizarem obras de estilo ecletista, que procuravam por arquiteturas mais seletas.

Pavilhão Real de Brighton, 1818, exemplo de proto-ecletismo https://goo.gl/eoTe21

Grande Ópera de Paris, Alto-ecletismo https://goo.gl/Zr8mvJ

Estação das barcas. Rio de Janeiro, Tardo-ecletismo https://goo.gl/LWFwi8



© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks