A inovação da arquitetura moderna

By Macodesc | MACODESC SÉRIES | Postado às 15:44

Durante o século 20, um conjunto de movimentos que renovou a arquitetura surgiu: o modernismo. Esse estilo predomina até hoje e tem como característica principal a utilização de aço e concreto aparentes. Na arquitetura moderna, não há espaço para ornamentos, catedrais, palácios ou igrejas. O principal marco são grandes prédios de escritórios e apartamentos – os arranha-céus.

A arquitetura moderna acompanha o desenvolvimento atual com inovações tecnológicas, sustentabilidade e estética. No modernismo, os arquitetos se dividem em dois segmentos: os organicistas, que dizem que a construção é como um organismo, que precisa crescer a partir do seu meio e os funcionais, que atrelam a construção com a função para que ela se destina. Uma frase icônica de Louis Sullivan diz que “A forma segue a função”.

Entre os principais nomes da arquitetura moderna está Frank Lloyd Wright, que fez do seu estilo um conceito. Os projetos de Frank eram individuais e únicos, de acordo com a localização e finalidade da obra. Outro nome do modernismo está Walter Gropius, fundador da Bauhaus em 1919, escola de arquitetura que mudou a visão da época. Anos mais tarde ele projetou o edifício sede da escola em Dessau, na Alemanha. No Brasil, podemos destacar Lúcio Costa, que construiu vários projetos na capital. Lúcio ganhou um projeto há 60 anos, onde propôs uma cidade em formato de avião. Sua preocupação sempre foi criar arquiteturas habitacionais e monumentais.


Casa da Cascata, de Frank Lloyd Wright https://goo.gl/QXGczD

A escola Bauhaus, de Walter Gropius https://goo.gl/x3s35f


Torre de TV de Brasília – Lúcio Costa https://goo.gl/6tVQqS

Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade