RADAR DE MERCADO

By Macodesc | Inicial | Postado às 16:24
A nova tendência para investir em imóveis com inteligência

http://imoveis.culturamix.com/imoveis/construcao-civil-o-setor-que-mais-cresceu-em-2010

 

Muitas vezes o pequeno e médio investidor encontra certas dificuldades para distribuir de forma eficiente a sua carteira de aplicações, em função da grande quantia de recursos exigida ou ainda em função das alternativas inacessíveis para de investir em empreendimentos.

Diante disso, nos últimos anos, uma modalidade específica tem apresentado expressivo crescimento e grande aceitação por parte dos investidores. São os fundos imobiliários. Basicamente esse tipo de investimento é formado por grupos de investidores, com objetivo de aplicar em conjunto recursos financeiros em negócios de base imobiliária.

Abaixo relacionamos as principais características dos fundos imobiliários:

  • Investimento fracionado em imóveis exigindo menor aporte de recursos;
  • Empreendimentos de qualidade e de grande porte, os quais dificilmente o pequeno investidor teria acesso;
  • Possuem como inquilinos grandes empresas, ou seja, sem riscos de inadimplência;
  • Contratos de longa data sem riscos de vacância;
  • Obtenção de renda mensal, como um aluguel de sala comercial;
  • Isenção de I.R sobre a renda mensal;
  • Sem incisão de altos custos de corretagem, taxas e certidões;
  • Ganho de capital com a valorização do imóvel;
  • Excelente liquidez, seja para adquirir novas participações do imóvel, ou ainda, para transformar rapidamente esse investimento em dinheiro.

Estas cotas/participações são negociadas no mercado financeiro, e dificilmente ficam mais de uma semana sem encontrar um comprador. Também vale destacar que na preseñça de eventuais imprevistos o investidor não precisa se desfazer de todas as cotas que possui, mas apenas do montante que for necessário.

A baixa oferta de escritórios bem estruturados, grandes centros, localizações estratégicas, faz com que este tipo de empreendimento se torne atrativo tanto para o cotista/investidor, que terá a procura sempre aquecida. Por parte do locatário, ele não precisará imobilizar seus recursos prejudicando o capital de giro da empresa, pois tem a segurança de um contrato de longo prazo.

Os setores característicos de atuação desses fundos são: shopping centers, hospitais, centros comerciais, centros logísticos e de distribuição e edificios comerciais.

Com relação ao aluguel, eventuais reajustes geralmente acompanham indicadores econômicos indexados pela inflação - IGP-M, de maneira que o investidor não precisa se preocupar com defasagem de seus rendimentos.

Pra se ter uma idéia dos rendimentos dessa modalidade, alguns empreendimentos chegam a distribuir mensalmente o equivalente a 2% tomando como base o preço de lançamento. Em 2011, transcorridos apenas quatro meses, existem fundos com a valorização de mais 20% (considerando a valorização da cota mais distribuição mensal acumulada). Já nos últimos 12 meses, as rentabilidades podem ficar acima de 40%.

Como é uma modalidade relativamente nova é possível negociar cotas dos empreendimentos com preços super atrativos.

É preciso estar atento a essas oportunidades, com foco na otimização dos recursos financeiros e principalmente para garantir uma vida mais tranquila.

 

Reportagem por Gian Micheleto

Revista ACIBALC, ed. junho 2011 - Ano I nº 4

 

Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade