Concreto protendido na construção

By Macodesc | MACODESC SÉRIES | Postado às 11:28

Concreto protendido na construção

O concreto protendido é formado por um aço de alta resistência e recebe uma tensão antes de ser utilizado na estrutura final. Esse carregamento prévio é feito com um esforço contrário ao esforço que a estrutura vai receber, trazendo um efeito positivo para a estrutura definitiva, já que a torna capaz de suportar maiores cargas e de vencer maiores vãos. Muitas construções utilizam o concreto protendido ou o aço de protensão em suas estruturas. Vamos citar três construções brasileiras que usaram essa tecnologia.

Ponte Rio-Niterói

A Ponte Rio Niterói, cujo o nome original é Ponte Presidente Costa e Silva, teve sua construção iniciada em 1968 e foi inaugurada no ano de 1974. Localizada sobre a Baía de Guanabara, liga a cidade do Rio de Janeiro à cidade de Niterói por meio dos seus 13 quilômetros de extensão, sendo nove deles sobre o mar e com pilares de até 70 metros de altura. Essa ponte foi construída por meio da montagem de aduelas, pequenos trechos de estrutura encaixados uns aos outros. A fixação dessas estruturas foi realizada por meio de cabos de protensão, sendo que cada aduela pesa 110 toneladas, tem 4,8 metros de comprimento e 12,7 metros de largura. A ponte tem um total de 43.000 cabos protendidos em toda a sua estrutura. Além desses cabos, a estrutura das vigas é feita em concreto protendido. Na ponte, são 1.152 vigas com até 90 metros de comprimento cada uma, tornando a Ponte Rio-Niterói o maior conjunto de estruturas protendidas das Américas.

Ponte Rio-Niterói: https://goo.gl/51RmtN

Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro

O Museu de Arte Contemporânea, também localizado no estado do Rio de Janeiro, é um marco na Engenharia brasileira e foi construído com concreto protendido. O salão central do Museu possui uma área de 470 metros quadrados sem a presença de nenhum pilar. Construído em 1996, foi um dos últimos projetos do grande arquiteto Oscar Niemeyer, que sempre desafiou a engenharia com obras impressionantes. O Museu de Arte Contemporânea demandou mais de cinco anos para ser construído e tem um formato diferente e bastante curioso, sendo que muitas pessoas o chamam de “disco voador”. Vigas de concreto protendido trabalham com balanços de até 11 metros nessa estrutura e vigas radiais — também feitas desse material — sustentam toda a superestrutura do Museu se apoiando em um único pilar central.


Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro https://goo.gl/Gy8nho

Cidade Administrativa de Minas Gerais

A Cidade Administrativa de Minas Gerais, localizada entre os municípios de Belo Horizonte e Vespasiano, possui um prédio chamado Palácio Tiradentes, que se tornou a sede do Governo do Estado de Minas Gerais em 2010. Ele é o maior prédio de concreto protendido suspenso do mundo — o vão livre do térreo possui 147 metros de comprimento e 26 metros de largura — e também foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A obra é uma construção que chama bastante atenção, pois o prédio não possui pilares e é todo sustentado por tirantes metálicos protendidos, sustentados por um pórtico com quatro apoios no solo.

Cidade Administrativa de Minas Gerais - https://goo.gl/heoyRo

O aço de protensão, utilizado estruturalmente ou como concreto protendido, significou um avanço muito grande para a engenharia e também para a arquitetura mundial, já que muitas obras só se tornaram possíveis com a utilização dessas tecnologias. Se elas não existissem, com certeza a solução seria completamente diferente. Vimos que, com esse avanço, um leque muito grande se abriu para a engenharia, criando novas possibilidades e novas soluções. Além de poder atingir certos objetivos estruturais com maior facilidade e menor custo, o que traz uma vantagem econômica considerável. Cada dia que passa, é mais comum ver estruturas utilizando essas tecnologias. A tendência é que esse mercado cresça ainda mais nos próximos anos, visto que arquitetos e engenheiros já aprovaram e aprenderam a aproveitar os benefícios da ferramenta.

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