As formas do desconstrutivismo

By Macodesc | MACODESC SÉRIES | Postado às 11:21

A arquitetura desconstrutivista foi um estilo adotado na era pós-moderna, no final dos anos 80. Sua principal característica são traços não lineares e fragmentados, com formas distorcidas e que muitas vezes lembram o movimento artístico cubismo. A escola desconstrutivista teve como percursores os filósofos franceses Jacques Derrida e Peter Eisenman. Os dois criaram conceitos de que o desconstrutivismo requer uma mensagem além da estética, e que para desconstruir, é preciso criar uma base como referência.

As obras desse estilo arquitetônico podem ser reconhecidas pela distorção. Geralmente, as construções seguem um movimento de desmontar figuras geométricas planas e sair do tradicional linear. É como se a arquitetura tivesse sido construída e depois remontada, como um quebra-cabeça. O fato de não encaixar todas as peças é o sentido desse estilo. O desconstrutivismo lida com o emocional humano, causando uma inquietação em quem vê as obras. O trabalho dos arquitetos quebra a relação aparência-essência. Linhas e planos inclinados, geralmente em posições instáveis representam a ideia de manifestações sensoriais.

Entre os principais nomes do desconstrutivismo, podemos citar Peter Eisenmann, pioneiro nesse estilo de arquitetura. Peter destacou-se no New York Five, um grupo que compartilhava interesses arquitetônicos. Também fundou e dirigiu o Institute for Architecture and Urban Studies. Avesso ao tradicional, criou obras ricas em símbolos, figuras e sustentabilidade. Outro nome importante na história desconstrutivista é Zaha Hadid. Com obras futurísticas, a arquiteta mais famosa do mundo tem em seu currículo obras polêmicas e com custos elevados. Seu estilo é fluido e impactante. Zaha também ficou conhecida como a “rainha das curvas”.

London Aquatics Centre – Zaha Hadid https://goo.gl/1pNWnZ


Memorial dos Judeus Mortos na Europa – Peter Eisenmann https://goo.gl/SfiQJt


Frank Gehry – Clínica Lou Ruvo Center – Las Vegas https://goo.gl/0pf1v7


Categorias

© 2016 MACODESC Construtora e Incorporadora. All Rights Reserved - Design by Tatticas - Desenvolvido por DBlinks - Política de Privacidade